BLOG
Saiba mais sobre transporte rodoviário de cargas.
AS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO TRANSPORTE DE CARGAS
Com a rápida evolução e os grandes investimentos em tecnologia, cada vez mais novos recursos estão sendo desenvolvidos para trazer ainda mais eficiência no transporte de cargas; além de soluções para alcançar ainda mais segurança nas estradas.
Estudos mais recentes aplicadas ao setor, tratam de alguns mecanismos que foram criados ou reformulados, como:
Softwares e sensores acoplados a caminhões e contêineres que rastreiam a localização, condição do tempo e desempenho da carga, em tempo real. Isso traz mais segurança e otimização do transporte para a empresa, condutor e cliente.
Plataforma TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes) - é um recurso que automatiza processos de emissões de documentos fiscais, relatórios, e responsável por controle e integração entre filiais intermunicipais, interestaduais e internacionais.
Inteligência Artificial - este mecanismo já é uma realidade e pode ser usada para otimizar rotas, reduzir tempo de espera em portos, por exemplo e identificar possíveis falhas mecânicas nos veículos.
RFID – Radio Frequency Identification – um dispositivo eletrônico é afixado em cada item da carga, como um localizador permitindo que seja encontrado facilmente, em caso de extravio.
Blockchain: a tecnologia de registro de cada etapa da viagem, é usada para criar uma sequência para cada etapa do transporte de carga, garantindo a segurança e a integridade das informações.
Realidade aumentada (RA): o uso deste método também pode ajudar os condutores a visualizar informações importantes sobre a rota e a carga sem que comprometa a sua atenção à estrada, assim como controle e visualização de informações do armazém.
Essas são algumas das tecnologias, de uma constante evolução do setor de logística e transporte de cargas, sempre pensando na melhoria da eficiência, segurança nas estradas e a otimização de cada etapa do processo.
As empresas que buscam essas tecnologias se beneficiam com uma operação mais ágil, eficiente e com melhor aproveitamento de custo; além de demonstrar sua preocupação com os motoristas, e por que não, com a experiência do cliente.